quarta-feira, 31 de janeiro de 2024

Em trânsito


 









1.

trilhos trilhos trilhos
sou um homem a caminho do trabalho

na plataforma da estação
o vento sopra nas minhas costas

estampa a paisagem
diante dos meus olhos:

céu
postes
pontas

dos dois lados da ponte
homens e automóveis
tentam a travessia

2.

trilhos
trilhos
trilhos

na plataforma da estação
o vento
dobra esquinas nas minhas costas
o rio
é uma língua de água negra
dentro
dos meus olhos

por onde quer que eles se metam
veem antenas
guindastes
peças
enferrujadas
à espera
de uma improvável reposição

3.

a caminho do trabalho
sou um homem entre outros
na plataforma

— osasco
ou jurubatuba?
osasco ou jurubatuba? —

alguém me pergunta
enquanto o expresso aponta
vertiginosamente
na estação

não importa

vou tomar esse trem
pela última
primeira
vez

ainda não fiz cinquenta anos
dá tempo de mudar alguma coisa

Alberto Martins, in: Em trânsito. Ed. Companhia das Letras


Nenhum comentário:

Postar um comentário