sexta-feira, 7 de maio de 2010

O medo de perder o que se ama faz com que avaliemos melhor muitas coisas. Assim como a doença que nos leva a apreciar o que antes achávamos banal e desimportante, diante de uma dor pessoal compreendemos o valor de afetos e interesses que até então pareciam apenas naturais: nós nos merecíamos, só isso. Eram parte de nós.

Nos tempos difícies, um amigo, um telefonema, uma vista, uma calçada, uma casa recordada, um talinho de grama no jardim, assumem proporções nunca imaginadas: são um tesouro que não notávamos antes, quando tudo parecia garantido e fácil.

Isso pode deixar um gosto amargo; mas pode também inaugurar um sabor mais doce na mordida do dia presente, nesse naco de sorte que nos resta, nesse olhar com que contemplamos coisas, pessoas, e a nós mesmos.

"Sofrer torna a gente melhor"... ou pior, naturalmente. Depende de como nós vamos emergir dessa dura experiência. Alguns reagem com negro pessimismo, entregam-se; outros, depois do primeiro baque, encontram suas forças, ouvem a voz da vida que ainda convoca para coisas boas, para dias especiais, para trabalhos, projetos, amores e possibilidades nem pensadas.

E talvez essa seja a real medida do valor do que perdemos: mesmo não sendo mais nosso, ele ainda nos faz querer viver. Reencontrar a alegria será a melhor homenagem que podemos prestar ao que nos iluminou em épocas passadas.

Lya Luft, in: Secreta Mirada. Ed. Mandarim

5 comentários:

  1. As vezes se demora uma vida inteira para percebermos certas coisas...

    ...Que depois de vistas percebemos o quanto são simples...e necessárias...!


    Abraço

    ResponderExcluir
  2. As vezes se demora uma vida inteira para percebermos certas coisas...

    ...Que depois de vistas percebemos o quanto são simples...e necessárias...!


    Abraço

    ResponderExcluir
  3. A solidão tem me consumido mto nessa nova cidade.

    Ler esse seu post foi um balsamo.

    ResponderExcluir
  4. Lya Luft, fantástica. ''mesmo não sendo mais nosso, ele ainda nos faz querer viver. Reencontrar a alegria será a melhor homenagem que podemos prestar ao que nos iluminou em épocas passadas.''
    Nada mais do que a superação do luto de algo perdido...

    ResponderExcluir
  5. "Sofrer torna a gente melhor"... ou pior, naturalmente.

    Grande Lya.

    ResponderExcluir