quinta-feira, 6 de maio de 2010

Carta a Olga Borelli

Clarice Lispector
Olga, datilografo esta carta porque minha letra anda péssima.

Eu achei, sim, uma nova amiga. Mas você sae perdendo. Sou uma pessoa insegura, indecisa, sem rumo na vida, sem leme para me guiar: na verdade não sei o que fazer comigo. Sou uma pessoa muito medrosa. Tenho problemas reais gravissímos que depois lhe contarei. E outros problemas, esses de personalidade. Você me quer como amiga mesmo assim?

Se quer, não me diga que não lhe avisei. Não tenho qualidades, só tenho fragilidades. Mas às vezes (não repare na acentuação, quem acentua para mim é o tipógrafo) mas às vezes tenho esperança. A passagem da vida para a morte me assusta: é igual como passar do ódio, que tem um objetivo e é limitado, para o amor que é ilimitado. Quando eu morrer (modo de dizer) espero que você esteja perto. Você me pareceu uma pessoa de enorme sensibilidade, mas forte.

Você foi o meu melhor presente de aniversário. Porque no dia 10, quinta-feira, era meu aniversário e ganhei de você o Menino Jesus que parece uma criança alegre brincando no seu berço tosco. Apesar de, sem você saber, ter me dado um presente de aniversário, continuo achando que o meu presente de aniversário foi você mesma aparecer, numa hora difícil, de grande solidão.

Precisamos conversar. Acontece que eu achava que nada mais tinha jeito. Então vi um anúncio de uma água de colônia da Coty, chamada Imprevisto. O perfume é barato. Mas me serviu para me lembrar que o inesperado bom também acontece. E sempre que estou desanimada, ponho em mim o Imprevisto. Me dá sorte. Você, por exemplo, não era prevista. E eu imprevistamente aceitei a tarde de autógrafos.

Sua
Clarice.

(Clarice Lispector, in: A Paixão Segundo G.H. / Edição Crítica: Benedito Nunes)

7 comentários:

  1. Eu simplesmente AMO essa foto dela. Aah... Clarice...

    ResponderExcluir
  2. Existem algumas pessoas pra quem eu poderia mandar uma carta assim...

    Obrigada por esse bonito momento no meu fim de tarde

    ResponderExcluir
  3. Existem algumas pessoas pra quem eu poderia mandar uma carta assim...

    Obrigada por esse bonito momento no meu fim de tarde

    ResponderExcluir
  4. Sou uma pessoa insegura, indecisa, sem rumo na vida, sem leme para me guiar: na verdade não sei o que fazer comigo. Sou uma pessoa muito medrosa. Tenho problemas reais gravissímos que depois lhe contarei. E outros problemas, esses de personalidade. Você me quer como amiga mesmo assim?

    Uau, uma das coisas mais lindas que já li.

    ResponderExcluir
  5. Será que Clarice escreveu sabendo que eu existiria assim?

    *
    Beijo pra tu.

    ResponderExcluir